CARTA ABERTA A FRANCISCO ANTONIO DE SOUSA (VULGO "cHICO PRETO")

>> 24 de nov. de 2008


Usando de toda minha sinceridade, ainda não identifiquei bem qual ou quais as motivações que me levam a escrever essas mal traçadas linhas e, sobretudo, dirigidas a VOCÊ. Talvez porque ainda me preocupo até com o que e quem não deveria. Portanto, faça a leitura desse momento como um vômito – aquele que nos reergue depois de ingerirmos uma bebida vagabunda, neste caso, meu enfrentamento com você em recente momento da história política de Esperantina.

Talvez publique em meu blog esta carta, talvez não. Ainda assim prosseguirei, perdendo meu precioso tempo com toda esta inutilidade. Me responda com sinceridade: todas essas mentiras e calúnias que você dissemina pelas redações da imprensa do Piauí, elas ao menos te convencem? Se, de fato, elas melhoram teu estado de espírito, até posso compreender. Mas caso contrário, existe uma razão aparente além daquela que já conhecemos? A de comprar o mandato de prefeito a qualquer preço? E que preço, hein...

Fiquei calado até aqui pois tenho como filosofia de combate a ações malévolas e criminosas de gente como você a de optar pelo silêncio. Certas dissimulações devemos responder com o silêncio, um longo e barulhento silêncio. Ele, o silêncio, é muito mais incômodo do que ficar atirando pedras, como você faz de forma desvairada, insana e excessiva contra mim. Você é um homem sem alma, um covarde inominável, um viciado do poder e transgressor incorrigível das Leis.

Você, chico, é algo que precisa urgentemente ser combatido, denunciado à exaustão, banido da vida pública e, não obstante, privado em sua liberdade em blindagem à sociedade.
Combatê-lo é erguer-se contra a corrupção nas suas mais variadas modalidades, um dever daqueles de bom senso e uma exigência da sociedade, dando cabo a esta epidemia com que contagiou a vida pública de Esperantina e que, à luz do sol, arranca com violência de nosso povo a primazia de uma vida digna e, tão importante quanto isso, o exercício pleno da Cidadania.

Quando adentrou-se como um demônio em nossas vidas, comprando votos, usando de forma vil e devastadora a máquina do Estado, coagindo comerciantes, amedrontando os beneficiários do Bolsa Família, aterrorizando os aposentados, distribuindo dinheiro farto e a perder de vista, comprando a imprensa, partidos políticos e lideranças, enfim, revertendo a zero todo o esforço que fiz para fomentar entre nossa gente a liberdade de expressão, a abolição da perseguição, o respeito aos opositores e a institucionalização do amor ao próximo como pilar maior do crescimento espiritual do esperantinense. Você, definitivamente, é um crápula!

Na verdade, você é apenas aquilo que é: CORRUPTO. Ao final, de nada lhe terá valido as mídias aliciadas, os discursos proferidos e toda esta encenação de ator hipócrita. Na intimidade, em sua essência, você, chico, é apenas isso: um CORRUPTO. É bom que tenha consciência (e esta palavra lhe cabe?) de que CORRUPÇÃO é falha de personalidade. Retificando, é ausência dela.

Pouco importa se as ações de criminalidade ABSURDAS, quase surrealistas, empreendidas por você serão ou não de conhecimento público ou, numa presumível hipótese, se haverão de ser sentenciadas pela Justiça. O que importa é que você sabe que você não presta, que anda longe de ser o modelo que propaga ao vento, que você não adiciona valor algum, pelo contrário, subtrai valores.
Você é um criminoso (sabe que possuo provas documentais e irrefutáveis de sua corrupção eleitoral). Você furta oportunidades, passa sobre as leis como um trator, desdenha de autoridades, reduz a pó o caráter da imprensa.

Durante a enchente em Esperantina você teve a oportunidade de alimentar milhares, mas optou por fartar a própria mesa. Podia ter construído obras que atenuasse a dor de seus conterrâneos, mas construiu papéis. Ao invés de produzir frutos, se dedicou a fabricar imagens. Mas isso não me surpreende, afinal, para um CORRUPTO o valor reside no preço das pessoas.

Você, e não há mais como negar, patrocinou o seqüestro de meu mandato, o golpe que levou à prefeitura uma quadrilha irresponsável e que, por ironia do destino, deixará para ti uma herança maldita: a inadimplência absoluta da Instituição.

Culpa sua, chico. Culpa sua terem eles arrombado cofres, subtraído documentos importantes, ferido de morte a Lei de Responsabilidade Fiscal, perdido prazos e tornando inviáveis milhões de reais que com tanta luta nossa equipe conquistou. Dominados pela maldade na sua forma mais pura e ritmados por uma ambição que os tornou doentes virulentos, projetou para mim um inferno que, com convicção lhe asseguro, passa a ser seu por obra e autoria.

Sinto por Esperantina, pelos pobres, pelos excluídos que com tanto amor adotei. Sinto pelos funcionários públicos, pelos comerciantes, pelas comunidades rurais, proprietários de motocicletas (classe alvo de seu espírito aloprado e perseguidor). Sinto pelos jovens e sua paixão pelos esportes e pelas festas (Esperafolia em Semana Santa nem pensar, não é chico do padre?). Você repôs na contramão os valores éticos e morais, subverteu o caráter da vida pública e a sanidade mental de lideranças locais.

Lançando-me às conclusões finais, advirto-o: você está ferrado! Não demorará até que a mesma imprensa que você prostituiu deixará de ser manipulada, a Justiça reverá posições, o Ministério Público pertencerá mais ao povo e este, o povo, não tardará a acordar do sono dos reai$ com os quais você o pôs a dormir.

E, ainda assim, se as mesmas Leis que você atropela e a coragem de quem as deveria fazer valer não forem fortes o suficiente, da Lei natural do ciclo da vida você não tem como escapar. Deus, em dado momento, chamará a todos nós para Seu Tribunal. Mesmo que ainda bastante idoso, mas ainda assim este chamamento cairá sobre ti com toda a sua robustez, lhe flagrando de cofres cheios e de alma vazia.
Será nesse dia que a História fará em sua lápide a inscrição de sua sentença final:

“Jaz aqui um CORRUPTO.
Sua história de vida foi um crime contra a sociedade,
sua morte um presente para a Humanidade.
Por ser imagem e semelhança do Criador,
fez de si uma vergonha aos olhos de Deus.
Que o Senhor tenha piedade de sua alma pois,
diante de suas atrocidades e crimes,
este sentimento não nos cabe,
pois ultrapassa os limites da capacidade humana.”

Felipe Santolia

Prefeito (de mandato sequestrado) de Esperantina

7 comentários:

Anônimo 24/11/08 19:16  

felipe sou filha de esperantina e confesso qu tinha uma outra opinião sobre vc e tudo mais. mas to acompanhando tudo pelo seu site e tiro a chapeu pra ti, tem q colocar esas coisa pra opinião pblica. vc é um erói, alguem q precisa de apoio urgente. vai lá!

Anônimo 25/11/08 00:30  

oi Santolia o pt ja começou a botar as mangas p fora...Começou a ser vigorada a lei do silencio acho isso um absurdo pois os jovens esperantinenses n tem mais o direito de ouvir som alto n é apenas anoite agora tb de dia...E agora quer dizer q nem fazer aniversários pode mais?...Esperantina n tem lazer p os jovens a unica coisa é a praça dia de domingo.axo q nem isso mmais...Que falta faz vc na prefeitura.

Anônimo 25/11/08 07:40  

JÁ TE DISSE OUTRAS VEZES E VOLTO A REPETIR...ESCREVA UM LIVRO! VC JÁ FEZ O BEM SEM OLHAR A QUEM, JÁ TEVE FILHOS, JÁ PLANTOU MUITAS ÁRVORES, SÓ FALTA ESCREVER UM LIVRO. HISTÓRIAS TEM SUFICIENTES, REDIGE COM PERFEIÇÃO, TEM SENSIBILIDADE AFLORADA E JÁ ACUMULA UMA LEGIÃO DE FÃS. ENTÃO...CORAGEM SANTOLIA! BJOS

Anônimo 25/11/08 09:59  

eita caba corajoso!!!De pensar que esse povo preferiu esse `´cidadao`??????? NAO CREIO NISSO.OH MUNDO VEIO SEM PORTEIRA ESSE,jesus volta logo,pq como Santolia, Esperantina nao teve, nao tem e nao terá jamais!!!!!Força cara,tua historia so começou pq sua estrela ofusca sempre.grande abraço

Anônimo 25/11/08 10:10  

Gostei cara!Adimiro sua coragem,se no mundo tivesse mais gente como vc ,com certeza seria diferente.Ter esse sujeito ai como prefeito é uma vergonha para os Esperantinenses,O QUE O DINHEIRO NAO FAZ!So nao me conformo pq esse povo nao recebeu esse dinheiro e nao votou nesse sujeito...por to acreditando que se tem o que se merece,e vc Santolia é bom demais.TAca para vcs eleitores do passarinho preto....To indignado rapaz.....

Anônimo 25/11/08 18:00  

Caro Santolia, a cidade de Esperantina perde um administrador dígno e honesto e a maioria do povo vende seus votos para esse governo INDIO, mais o povo irá pouco tempo vomitar esse CHICO PRETO.
parabéns SANTOLIA.

Anônimo 25/11/08 18:32  

Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração!

Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus e que tal um cafezinho gostoso agora?

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore,dance e viva intensamente antes que a cortina se feche!Arnaldo Jabur

MENU

MEU PERFIL

Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Olá! Sou estudante de Direito do Primeiro Período / Turma P. Meu nome é Felipe Santolia e tomei a iniciativa de inaugurar este espaço, uma sala de aula virtual, onde TODOS podem e devem publicar artigos, editoriais, vídeos, sugestões de leituras, dar publicidade à eventos e toda sorte de informações pertinentes ao nosso Curso e aos temas propostos pelos Mestres. O conteúdo a ser publicado deverá ser enviado para o e-mail do blog

  © Blogger template Joy by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP