ABRINDO MEUS E-MAILS

>> 27 de mai. de 2009





Abrindo minha caixa de e-mails me deparei com este comentário enviado pelo jornalista José Serreira Mackenzzüo (Jornalismo Integrado), de São Paulo.

Fiquei muito lisonjeado com o conteúdo da carta e, confesso, bastante emocionado. Foi como um filme da própria vida que se vê passando diante de si.

Quero, de público, agradecer ao meu nobre amigo pelo carinho e pelo apoio demonstrado, ao passo que lhe reafirmo todo minha disposição em continuar lutando para contribuir com um Piauí mais forte, mais livre e de gestos mais humanizados para com seus filhos menos ilustres e realmente necessitados.

Segue em azul o texto na íntegra.





Felipe Santolia.

Andei recebendo alguns e-mails de uma pessoa que se identificava sempre com este nome – Felipe Santolia.

Foram tantos e-mails que, mesmo atribulado de afazeres na redação, resolvi pesquisar sobre meu correspondente misterioso.

Trinta e sete anos, paulista, residente no longínquo Estado do Piauí, ex-missionário franciscano e blá-blá-blá...

Mas, data vênia, alguns aspectos da vida dele me chamaram a atenção ou, no mínimo, me aguçaram a minha famigerada curiosidade.

Ele é brasileiro diferente, pobre coitado. Acredita ainda nos sonhos de uma sociedade justa, onde os Poderes sejam honestos, protetores para com os bons e implacável quando diante dos maus. É um Marvel Reborn contemporâneo.

Chegou no Piauí e resolveu ajudar as pessoas simples daquele rincão. Em uma rádio na pequena cidade de Esperantina denunciou a corrupção dos coronéis locais à exaustão. Fez frito dos diabos ludibriantes e expôs às claras as feridas de um povo massacrado pela corrupção.

Foi pego por pistoleiros, crucificado vivo em uma árvore, foi feito réu em dezenas de processos onde seu crime era desmascarar autoridades desonestas, encarcerado por quatro vezes e eleito prefeito de Esperantina.

Mas os homens do colarinhos brancos do Piauí não aceitaram esta faceta do forasteiro paulista. Perseguiram o prefeito por todo o seu mandato, marcando no vermelho seus projetos, criando escândalos que ainda hoje rodam a rede e armando contra o Hobbin Wood tupiniquim toda sorte de arapucas e embaraços.

Vereadores se venderam, a imprensa chapa branca da terra de Torquato Neto expos as vísceras do combatente como Tiradentes em partes pelos postes. Sofreu golpe, foi afastado do cargo, mas ainda assim o povo não o deixou.

Firme no propósito de fazer do Piauí um lugar de todos (será que o Lula patenteou?) partiu para a reeleição, o que foi por demais indigesto para os coronéis. Acionado do problema, o governador de lá, um rapaz com cara de índio, proclamou publicamente seu candidato a prefeito contra o tal do Santolia.

Os cofres do Estado foram abertos, suas torneiras arrancadas e o dinheiro público foi derramado como lavas vulcânicas que vão consumindo tudo o que vai encontrando pela frente.

Pobre coitado do paulista. Foi esmagado pela fúria da podridão que escraviza o Nordeste brasileiro.

Calou-se? Não. Reuniu amigos, juntou documentos, conseguiu coisas que até o diabo duvida. Pelo que entendi em seu blog, está tudo devidamente adormecido na gaveta da Justiça Eleitoral do Piauí.

Fiquei com pena de tudo o que vi e, confesso, nestes meus 54 anos de vida nunca havia percebido que o Brasil padece por falta de homens como este Felipe Santolia.


Passe essa história para frente. Acho que é o mínimo que nós brasileiros podemos fazer quando nos deparamos com um grito de socorro dado pelo nosso próprio país.


José Serreira Mackenzzüo
Jornalismo Integrado
São Paulo - Brasil

0 comentários:

MENU

MEU PERFIL

Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Olá! Sou estudante de Direito do Primeiro Período / Turma P. Meu nome é Felipe Santolia e tomei a iniciativa de inaugurar este espaço, uma sala de aula virtual, onde TODOS podem e devem publicar artigos, editoriais, vídeos, sugestões de leituras, dar publicidade à eventos e toda sorte de informações pertinentes ao nosso Curso e aos temas propostos pelos Mestres. O conteúdo a ser publicado deverá ser enviado para o e-mail do blog

  © Blogger template Joy by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP