O BRASIL DE OLHO EM ESPERANTINA I

>> 17 de set. de 2009

Dra. Cléa Fernandes - Promotora Eleitoral
removida de Esperantina



As eleições de 2008 em Esperantina protagonizaram o maior massacre eleitoral, sob o ponto de vista do uso da máquina administrativa do Estado, em toda a história do Piauí.

Durante os quatro anos em que governei a cidade nunca, em tempo algum, o Governo do Estado permitiu obras ou serviços no município. Havia uma determinação do próprio governador Wellington Dias para que nenhum convênio ou parceria fosse firmado com minha gestão. Este fato é público e de conhecimento de toda a sociedade piauiense.

Ferrenho opositor do PT em Esperantina e no Piauí, desde meus tempos de radialista, minha ascensão à Prefeitura nunca foi digerida por seus líderes no estado, dentre eles posso citar o Padre Ladislau, Chico Preto, Albano, Lima e outros. Por conta disso, uma perseguição implacável a mim e às ações administrativas do meu governo foi deflagrada.

Esta situação de total ausência das ações do Estado na vida do município mudou drasticamente em maio de 2008, a menos de dois meses para o início da campanha eleitoral. Neste período o Governo do Estado, passando por cima da leis e de seus representantes legais, numa ato de selvageria institucional e estuprando à luz do dia a Constituição, Ministério Público e Judiciário, instalou na cidade uma prefeitura paralela, a vista de todos, testemunhado pela sociedade e com farto registro na imprensa estadual.


Charge do Jornal Meio Norte - "O massacre do Governo
do Estado nas eleições de Esperantina"


O quadro que se via era de tamanho crime eleitoral e de múltiplas improbidades administrativas que, por força de uma denúncia formulada pelo Deputado Estadual Marden Meneses (PSDB), o Procurador Geral Eleitoral – Dr. Marcos Túlio Caminha – enviou à promotora eleitoral da época (Dra. Cléa Cristina Fernandes) um ofício orientando-a a INVESTIGAR e, em se comprovando os fatos apontados pela Assembléia Legislativa Estadual, DOCUMENTAR e instruir o devido processo legal para fins de Direito.

Determinada a fazer valer a Legislação Eleitoral, a promotora caiu em campo e ficou estarrecida com tudo o que viu, fotografou e testemunhou..

Durante os 90 dias de campanha eleitoral foram cavados e equipados mais de 150 poços tubulares, recuperados mais de 80 quilômetros de estradas vicinais, construção de calçamentos poliédricos nos dois maiores povoados da zona rural (Lagoa Seca e Sítio do Alegre), extensão de rede elétrica e patrocínio de quites de energia para mais de quinhentas famílias, expansão do sistema de abastecimento de água, distribuição de filtros, cestas de alimentos e de colchões, nomeação de 300 esperantinenses para cargos comissionados no Estado, anistia de milhares de contas de energia (Cepisa) e de água (Agespisa), farta distribuição de materiais de construção, dispensa de multas de trânsito e liberação e regularização de documentos para proprietários de veículos e um complexo, insistente e dilacerante esquema junto às televisões, jornais e portais do Estado para a disseminação de notícias caluniosas envolvendo minha honra, minha família, minhas ações governamentais e membros do meu governo. Paralelo a esta epidemia de denuncismo e de manipulação de falsas informações junto ao Judiciário, associe-se ainda o uso eleitoral descarado de todos os órgãos do Governo Estadual presentes no município (hospital, escolas, polícias, coletoria fiscal, etc.).

Diante do que meus olhos testemunhavam, vendo a grande maioria dos partidos e das lideranças da cidade sendo cooptadas pelo Governo do Estado em troca de dinheiro, terrenos, carros e gordos contra-cheques, não tive dúvida da vitória de Chico Preto (PT) nas urnas. Esse foi, associado à grave depressão que vivia em função das mentiras e perseguições animalescas que eu e minha família sofríamos (e continuamos a sofrer), a grande razão de ter desistido da minha campanha antes mesmo que ela começasse. Com muito esforço e apelo dos amigos ainda fiz um comício de encerramento para mais de 8 mil pessoas e duas caminhadas tímidas por algumas poucas ruas de bairros. Com cinco fortes candidatos no município, ficar em segundo lugar diante dos milhões espalhados pelo candidato eleito, foi uma grande vitória, um ato de inquestionável reconhecimento da cidade pela grandeza das minhas obras e pela amizade e respeito que dediquei a todos durante o mandato que exerci. Agradeci a Deus, mas chorei pela cidade, pois sabia naquele instante que aconteceria tudo o que está acontecendo hoje, só não supunha que os roubos, maldades, perseguições e incompetência administrativa seriam tão incisivos e brutais...

Uma parte de todo este planejado MASSACRE ODIOSO foi investigado e aportado, devidamente acompanhado de provas cabais, à Ação de Investigação da Justiça Eleitoral (AIJE) em tempo hábil e pré-estabelecido pela legislação vigente.

No próximo capítulo (II) irei publicar partes da AIJE para download de todos, o texto de conclusão das investigações iniciais da Promotora Eleitoral da época, a repercussão da AIJE no Palácio de Karnak e a reação do governo, a mudança misteriosa da promotora responsável pelo caso.

Não perca amanhã o segundo capítulo do documentário “O BRASIL DE OLHO EM ESPERANTINA”.

21 comentários:

Anônimo 17/9/09 13:26  

Santolia, vc é um herói, alguém abençuado por deus. Conheço sua historia e fico besta com seu poder de ressurgir das cinzas, talvez pq as cinzas sejam seus desafetos. Conheço seu governo e não acredito que Esperantina tenha te trocado por um lixo tão grande, tão sujo e tão odoroso. Isso é or etrato do Piauí de miséria, do dinheiro louko, de um PT que se revelou o oposto de sua própria trajetória. ?Sinto-me estuprado, como você diz, e enojado com tudo isso. Tenha fé. A juiza não é louca, tá vendo tudo e sobretudo a repercussão que tá tendo. O caso engerpi só agravou. Não há como correr. O povo te escolheu. Você precisa voltar, por ordem na cdiade, devolver a alegria aos teus filhos, retomar suas obras, se é que ainda há jeito pra tanta destruição. Abraços. Firmeza brother!!!!

Anônimo 17/9/09 13:35  

Sua história impressiona. Parabéns!!!

Anônimo 17/9/09 13:59  

É inacreditável que situações como esta ainda resistam ao tempo e as leis. Sua história é incrível, publique os atos processuais, queremos ver e opinar. Eita Brasilsão só!!!

Anônimo 17/9/09 14:12  

você deve procurar imediatamente órgãos como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e dar ciência da morosidade nos atos processuais. Praticamente um ano já se passou e ouça, NÃO HAVERÁ AUDIÊNCIA NENHUMA DIA 23. Só lorota! Mande para o Senador Heráclito Fortes (DEM) cópia do processo. Envie e-mais para a imprensa nacions (a do Estado é alienada) e provoque uma atitude do procurador eleitoral. É o tipo de situação em que a Justiça precisa ser feita, a todo custo, sob pena de desmoralização da Justiça Eleitoral no país. Tenho interesse para discussão em salas de aula de todo o material. Mais informações em seu e-mail pessoal. O Piauí precisa avançar, e a situação posta é da mais alta gravidade institucional e legal.

Anônimo 17/9/09 14:27  

o prefeito chico nao venceu as eleições, ele comprou um mandato de poucos meses, se houver justiça, é claro.

Anônimo 17/9/09 14:30  

faltou vc dizer dos mói de nota de 100 reais que foram distribuidos nos últimos dias de campanha. Era dinehrio pra doido não por defeito. Só o reginaldo carvalho mandou 500 mil!!!

Anônimo 17/9/09 14:43  

esse xico diabo e sua turma de terrorista já tão fora

Anônimo 17/9/09 15:14  

Não entendo de política, mas entendo de educação. Sou educadora há 19 anos e todos os avanços que você e a Rosemeire implementaram foram jogados no vaso e dado descarga. Uma pena. Nunca tivemos em tamanho estado de abandono, atraso e velupêndio. Voltamos aos tempos dos grilhões, dos coronéis desinformados e da escrita em pedaços de papel de embrulho de pão. Não há em Esperantina administração pior, mais desrespeitadora e inquisitora. Queremos sim Justiça. Cassação já!

PROFESSORA INDIGNADA E PORTA VOZ DE UMA MULTIDÃO DE OUTROS QUE COMO EU ASSISTEM AO QUE PODE VIR A SER IRREVERSÍVEL EM NOSSAS VIDAS E NA COMUNIDADE!!!

Manoel Filho 17/9/09 15:19  

Felipe... Pode ter alguém que consiga escrever e descrever tão bem uma situação como você faz, mas eu não conheço.Parabéns pela garra e inteligência. Boa Sorte!

A justiça as vezes tarda, mas não falha. E não falhará. Deus esteja sempre com você!

Anônimo 17/9/09 15:28  

salários em dia;
esforço para resolver os altos roubos feitos por vc na sua administração;
trabalho cauteloso para serem de longo prazo;
nã há gastos excessivos na máquin pública;
mesmo que de forma provisória, chamou alguns professores, coisa q vc não fez;
repasse dos direitos dos funcionários para caixa econômica;

E espero q vc nã esqueça da sua sala lá na penitenciária devido as notas fiscais falsas, do assasinato do policial, além de vários outros processos que tem contra vc.

abraços e fico triste q vc não irá compartilhar este comentário com os poucos internautas deste imundo blog

felipesantolia25@gmail.com 17/9/09 16:08  

Caro Petista ANÔNIMO.

Salários em dia? Por ai deduzo que não trabalha ligado ao financeiro. Transporte escolar, fornecedores, comissionados e contratos de locações de veículos atrasados há mais de 3 meses.
Esforço para resolver "altos roubos"? Só pode estar brincando. Deixei nos cofres, além de TODAS AS CONTAS EM DIA, mais de 1 milhão de reais em saldos, 3,5 milhões na CEF para conclusão das casas, 2,5 milhões para calçamentos, 590 mil para o asfalto da avenida e vários outros projetos já em fase de aprovação nos Ministérios Federais.
Não há gastos excessivos na máquina pública? Vejo que também não trabalho no setor de Administração. A quantidade de carros alugados e de pessoal no serviço prestado (proibido por lei) é a prova viva do fracasso administrativo desta quadrilha que não entende nada de políticas públicas.
De forma provisória chamou alguns professores? E não eram vocês que fizeram greves, manifestações esdrúxulas, denúncias para que eu chamasse o concursados de forma efetiva? Não vá me dizer agora que descobriram que eu estava certo e que o que vocês queriam iria falir as finanças públicas além de ato inconstitucional?
Notas frias? Só quem pode responder a isso são os empresários. A mim cabe receber o material comprado (como acha que construi as casas?)e atestar, como atestei, as notas fiscais carimbadas nos postos da Secretaria de Fazendo do Governo do Estado, como estão, o que comprova que o material passou por lá com destino a Esperantina.
Assassinato de policial? Se refere ao acidente do troller pilotado pelo Ítalo, o mesmo que com o dinheiro da Prefeitura vocês compraram para mudar o depoimento? Que pena desapontar você. Foram com tanta fome no caminho do crime que acabaram tornando o processo nulo de pleno direito.
Quanto ao seu abraço, desculpe te decepcionar. Mas não me relaciono com pessoas da sua estirpe. Meu nome é Felipe Santolia, eleito por duas vezes prefeito de Esperantina. Não me lembro de nenhum ANÔNIMO nem sequer nos quadros do legislativo municipal.
Você é só um rostinho perdidinho na multidão!

Anônimo 17/9/09 16:33  

Mandou bem Santolia.
Quem esse petralha pensa que é, e o pior, o que eles pensam que somos? Burros? Vocês são ladrões perigosos, ninguém gosto de vocês em Espernatina, são bosta pura, fedem, não tem simpatia e nem amigos, a cidade tá engolindo atravessado essa gente, bando de moleque. Mas a revolta tá pra explodir, e quando explodir vai voar caco de pt pra todo lado. BANDIDOS!!!

Anônimo 17/9/09 16:47  

Esse pt deveria primeiro fazer um curso de português. Eles escrevem tal qual administram. Não sei pq, mas achei o texto a cara no Santana. Pensa num analfabeto de pai e mãe. Do Sampaio não é, esse não sabe escrever, vivia gazeando aula no quarto do ladislau. Pode ser do messias dos peixes tb né? auauauau!

Anônimo 17/9/09 16:48  

Tio Paulo, paga o pó do Gil que os traficante de Teresina tão ameaçando ir ai!!!! auauauauau!

Anônimo 17/9/09 17:35  

Prefeito, soube que você está concluindo teu livro onde relata tua gestão. Tem meu apoio, da família e dos amigos. É hora de mostrar ao Piauí quem é quem neste jogo nojento que tá rolando. Conte conosco!

Anônimo 17/9/09 17:55  

Querido Felipe Santolia, espero que esteja bem e em paz, pois merece isso e muito mais. Não posso me identificar, pois isso certamente me prejudicaria profissionalmente. Quero apenas que absorva as informações. Ontem a noite, na casa do prefeito, houve uma longa reunião dele com os advogados. Eu mesma ouvi de um deles (adovogado do prefeito) que eles estavam sendo orientados pela própria juiza no que se refere aos procedimentos para a defesa do prefeito. Isto é muito grave. Também é bom que saiba que a juiza deu uma entrevista na rádio falando da audiência para o dia 23 próximo, mas que nunca despachou o processo para o Raul. Ou seja, não haverá audiência alguma. Também é importante saber que a pedido da Promotora Eleitoral não haverá audiência no dia 22. Esta foi remarcada para o dia 2 de outubro. Acho que Simone já foi advertida do feito, pois esteve hoje no Forum. Cuide-se querido, pois estou dentro, vendo, ouvindo. Se trata de pessoas altamente perigosas, nocivas e capazes a tudo pelo poder. Estão usando a juiza que não conhece, ou prefere não conhecer, sua verdadeira história. São tão perigosos e falsos que usam a juiza e zombam dela nas suas costas. Cuidado. Você está trilhando por caminhos perigosamente minados. Todos em Esperantina torcemos por você. Sabemos que torcer por você é desejar o melhor para nós próprios. Beijos. Na fé!

Anônimo 17/9/09 20:24  

Felipe, ouvi do Senador Heráclito Fortes que ele não irá perdoar. Reforços a vista, rapaz. Confiante sempre!

Anônimo 17/9/09 22:06  

Quem este PT pensa que é? Não acredito que esta juiza vai se permitir andar no bolso sujo desta gente. Seria o fim de uma carreira e uma desmoralização. Qualquer instância superior reformularia. Não vai entrar nessa.

Anônimo 18/9/09 10:41  

Muito interessante essa reportagem. Oportuna para se fazer um paralelo que deixa nítido a corrupção eleitoral acontecida, em 2008, na nossa cidade de Esperantina. Chico não era prefeito e mostrou PODER sem estar na prefeitura. Conseguiu enganar o povo, vejamos:
1 – Foram construídos inúmeros poços tubulares em propriedades particulares dizendo ele ser para a população. Mentira. Na maioria deles os donos não permitem a entrada de pessoas em suas propriedades. 2 – Recuperou estradas em 2008. Hoje a população clama pelo difícil acesso às localidades rurais em conseqüência das chuvas e até o momento o homem com tanto PODER esqueceu a zona rural. Distribuiu alimentos (peixes) e outros. Hoje, em especial no período da enchente, o povo passa fome e, por falar nessa situação, no momento estavam distribuindo cestas com alimentos vencidos. 3 – Foram distribuídos quites de energia elétrica e, em alguns casos, para uma única residência (aquelas que não aceitavam trocar seus votos não receberam). Hoje o descaso é muito grande, vejamos a situação dos alunos da localidade Lagoa dos Macacos que a mais de duas semanas estão sem aulsa por falta de um transformador.
E por falar em escola é grande o descaso na educação municipal, faz pena. Na gestão anteriror se trabalhou paralelamente com o MEC e deixou acertado através do PAR - Plano de Ações Articuladas, formação continuada a custo zero, pela Universidade Federal vinculada à Universidade Municipal para todos os seguimentos de funções que fazem a educação, ou seja, para professores, auxiliares, vigias, zeladoras etc. Como diz a professora que fez o comentário anterior, tudo de bom que foi implantado foi realmente jogado fora. Isso, querida professora, é resultado de incompetência e falta de compromisso com a educação.

Anônimo 18/9/09 13:52  

eu avisei que a juiza estava mentindo. A audiência nunca foi marcada, e nem será!

Anônimo 18/9/09 22:01  

Preste bem a atenção em tudo o que está acontecendo à sua volta, Santolia. Deus está te mostrando o caminho, o quanto você é amado por Ele e o quanto ainda espera de você num projeto que não é nosso, mas Dele. Tenha fé, ore, peça, agradeça e Ele te dará tudo o que precisa para vencer esta quadrilha enorme de bandidos que tentam, a todo custo te destruir. Nunca existirá em nossos caminhos alguém tão bom, tão caridoso, tão amigo e tão sofrido como você. Te amamos como amamos nossos filhos. Força, Felipe!

MENU

MEU PERFIL

Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Olá! Sou estudante de Direito do Primeiro Período / Turma P. Meu nome é Felipe Santolia e tomei a iniciativa de inaugurar este espaço, uma sala de aula virtual, onde TODOS podem e devem publicar artigos, editoriais, vídeos, sugestões de leituras, dar publicidade à eventos e toda sorte de informações pertinentes ao nosso Curso e aos temas propostos pelos Mestres. O conteúdo a ser publicado deverá ser enviado para o e-mail do blog

  © Blogger template Joy by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP